terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ferrugem na cana de açucar: guerra biológica?

Por: Lucas Molinari

Uma nova praga chega ao Brasil, conhecida popularmente como ferrugem. Ela esta atingindo os canaviais, diminuindo em 20% sua produção e segundo especilaistas, podendo causar um prejuízo anual de 300 milhões de reais. O fungo ja foi encontrada na Ásia, Austrália, Estados Unidos e países da América Central. E recentemente foi encontrado nas plantações do estado de São Paulo.
Para as causas da entrada do fungo, existem diferentes hipotéses. A primeira é por correntes de ventos. Não sou especialista nisso, nem físico, mas pela lógica se as correntes trouxeram da américa central o fungo, e chegou exatamente na maior área de cultivo da plantação de cana de açucar do Brasil, elas teriam que ter passado por outras regiões proximas. Mas não, São Paulo teve o primeiro registro do caso. Os ventos desviaram todos os locais e sem querem foram parar lá. Esses fungos devem ter ímãs, so pode. Mas são hipotéses. A segunda é divido a globalização, pessoas que foram vizitar canaviais contaminados em outros países trouxeram a doença através de suas roupas, sapatos, vestimentos em geral. E entraram no canavial paulista com as mesma roupa, que nem lavada foi. Veja que incrivel tese.
O Brasil é o maior produtor de cana de açucar do mundo. Apropriedade extraida da cana, contém o etanol de melhor qualidade. Com toda a preocupação ambiental que o planeta está envolvida hoje, e a sustentabiladade, faz do ácool o meio alternativo para diminuir as emissões de carbono. O país vem dobrando a produção ano a ano e com isso aumentando as exportações. Agora que ele está conhecido mundialmente, com a produção lá em cima, aparece uma doença para descelarar todo o processo. O Ministério da Agricultura proibe a uso de fungicidas, mas já estuda o caso para autorizar a utilização.
Assim como a indústria farmacêutica, existe o comércio de produtos tóxicos na agricultura. Os agricultores gastam milhões por ano com isso.E por que não mais uma praga para lucrarem? São hipotéses.
Não venham me dizer que isto é obra do acaso ou coicidência, ventos e globalização. Acredito na existência de uma elite global que querem derrubar a todos que estão aos poucos conquistando seu espaço, fazendo uma guerra biológica para terem sempre o domínio. Afinal a cana de açuar,como dizem especialistas, é o novo petróleo. Infelizmente não temos provas, são tudo hipotéses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário