segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Automobilismo Sustentável

O termo sustentável está se tornando algo mais comum em nosso cotidiano. Aos poucos vem ocupando espaço na nossa diversidade social, deixando de ser apenas uma jogada de markenting para se tornar parte da consciência e exigência de todos. Até mesmo no âmbito esportivo a prática sustentável tem ganhado destaque. Nada melhor do que um esporte com grande visibilidade no país, que solta toneladas de gás carbonico na camada de ozônio, começar a dar seus primeiros passos para a conservação do meio ambiente.
Prova disso foi a Corrida Verde da Stock Car, que teve sua largada na prova a pé de 10km, no último dia 11, em Curitiba. Aproximadamente 1500 participantes compareceram, além da presença de 12 pilotos da modalidade, provando que também correm fora do carro. O evento teve como objetivo conscientizar a população sobre os problemas ambientais, buscando meios alternativos para amenizá-los.
No último domingo (25), na etapa de Curitiba, a Stock Car apresentou o motor movido a etanol que será usado nas provas a partir de 2010. A preocupação com a sustentabilidade começou com a Corrida Verde, marcada pela neutralização do carbono e reciclagem de resíduos sólidos. O novo motor será mais leve e potente, mas o mais importante é a redução da quantidade de poluentes emitidos. A gasolina, utilizada hoje, polui 80% a mais do que seu futuro substituto, o etanol.
Todas as emissões de carbono provenientes das duas corridas foram compensadas através do programa Carbono Neutro, que calculou a quantia de 112 tcCO2e (cento e doze toneladas de Carbono Equivalente) nos eventos. A compensação foi realizada através do plantio de 560 árvores nativas da região em matas ciliares do Rio Barigui, no parque Tingui com garantia de monitoramento, manutenção e reposição de mudas pelo prazo de 5 anos.
Na quinta-feira antes da Corrida Verde, alguns pilotos simbolicamente plantaram mudas para representar a causa. Muitos deles não tinham informações prévias a respeito do projeto, mas se mostraram interessados no assunto. Popó Bueno foi um dos que mais se importou em conhecer o programa de neutralização e as espécies que mais sequestram carbono.
A inciativa da Stock Car mostra que realmente há uma preocupação em poupar o planeta das agressões que vêm sofrendo. Uma mudança como essa afetará todos aqueles interessados no esporte, pois haverá uma conscientização do assunto. Além disso, servirá como incentivo ao uso de um combustível menos poluente e de grande escala na produção nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário