segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Olimpíadas no Brasil, agora não tem volta.

Por: Giulia Lacerda
Prós
Agora é fato, o Brasil vai sediar as Olimpíadas de 2016. Apesar de ter torcido contra, eu imagino que o COI não escolheria o Rio entre tantas outras cidades se não apresentasse reais condições para a vaga. Partindo dessa ideia, deve haver alguns pontos a favor do nosso país.
Um ponto a favor dos Jogos Olímpicos no Rio é o investimento no esporte. Claro que, para isso, não precisaria que o evento viesse até o Brasil. Mas, já que por aqui as coisas funcionam dessa forma, que pelo menos haja um incentivo a jovens atletas do país inteiro para que possam não somente representar o Brasil em 2016, como também nas competições futuras. Se a infra estrutura for como prometida, o que vão faltar são pessoas para usufruí-la e para isso é necessário que a aposta no esporte seja contínua, mesmo após os Jogos. Caso isso aconteça, muitas pessoas podem ser beneficiadas, porque com o esporte pode haver uma melhora conjunta na saúde e educação da nova geração.
Com as Olímpiadas muitos empregos serão criados. Os otimistas estimam que os jogos irão gerar cerca de 120 mil empregos diretos e outros 300 mil indiretos. Apenas para o ramo hoteleiro está prevista a criação de 18 mil novas oportunidades de trabalho. Além disso, a prefeitura do Rio pretende contratar 800 professores de inglês para que já no ano que vem a classe de alfabetização tenha aulas do idioma. A previsão é que 177 mil alunos sejam beneficiados com esse projeto. Esse investimento nas crianças sem dúvida trará benefícios na sua formação e poderá mudar de certa forma o futuro do país, caso o projeto seja realizado de maneira correta e sem data para acabar.
Outra mudança acontecerá no turismo. Muitos dizem que a vitória do Brasil pode acabar com a visão equivocada que o mundo tem do nosso país. É verdade que, se bem feita, as Olimpíadas podem mesmo mostrar um outro lado ainda desconhecido do Brasil. A média de crescimento no turismo é de 1% a 2% ao ano. Tendo como base o que ocorreu em Sidney, o número de turistas pode aumentar 15% no ano anterios dos jogos.Esse mudança no turismo pode levar a uma melhora na economia do país também. Diz-se que os jogos devem estimular novos investimentos que podem chegar a R$90 bilhões, principalmente na cidade sede.
Contras
Mas, como sabemos, no nosso país a maioria das vezes as coisas não acontecem como prometidas. Dessa forma, chego a conclusão que muitos fatores podem influenciar para que as Olímpiadas tragam mais prejuízos do que qualquer outra coisa. Só em candidaturas já foram gastos mais de R$ 180 mihões desde 1992.
São constantes as denúncias de lavagem de dinheiro, corrupção, funcionários fantasma, etc, e com isso é quase impossível acreditar que durante as Olimpíadas os políticos não dêem um jeito de passar a mão nos bilhões destinados às obras. Um exemplo disso foram os Jogos Pan Americanos, quando o Rio gastou muito mais do que estava previsto. Além disso, a cidade também não entregou partes importantes do projeto, como a melhoria do transporte. Fora que até hoje a cidade não conseguiu prestar contas sobre as denúncias de superfaturamento, equipamentos comprados sem necessidade, entre outras coisas.
Faltam investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança, transporte, e com tantas outras deficiências no país parece falta de consideração e descaso com a população gastar tanto dinheiro com apenas um evento, que pode beneficiar somente uma cidade.
Uma situação agravante é a segurança. O Rio, sempre visando lucrar com os turistas, mobiliza as forças armadas durante esses grandes eventos para passar uma falta sensação de que tudo está sob controle. Isso mostra que o objetivo do estado, e do país, é sempre garantir a entrada de dinheiro (que vai não se sabe para onde) sem que este seja investido em melhoras para os nossos cidadão, e sim para aqueles que vem de fora. Isso me faz acreditar que tudo o que hoje é considerado um ponto a favor do evento ser realizado no Brasil, serão transformados em pontos contra, por serem esquecidos logo após o encerramento dos jogos.
Nosso presidente e tantos outros que foram defender a candidatura do Rio de Janeiro dizem que o Brasil está pronto para receber os jogos, mas diante dos últimos acontecimentos no país fica difícil acreditar nisso. Com tantas pessoas desabrigadas por conta das enchentes, pessoas passando fome, esperando em uma fila sem fim atendimento médico, me pergunto como se pode gastar bilhões de reias em um evento e ainda convencer todas essas pessoas de que isso será bom para o país e, consequentemente, para elas. Vejo apenas mudanças momentâneas, como uma tentativa de tapar o sol com a peneira para que possamos causar uma boa impressão lá fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário