segunda-feira, 5 de julho de 2010

A moda e a mídia e o exílio da beleza natural

A moda e a mídia criaram o exílio da beleza natural feminina. Propuseram um padrão mundial de “qualidade”: olhos claros, cabelos lisos, magras e siliconadas. Não tem como não se revoltar com belos rostos entupidos de maquiagens, transformados em obras irreais. A M&M Company (moda e mídia) querem sugar a naturalidade e mudar a definição de felicidade. Por que a mídia explora tanto o corpo feminino? Por que geram um exibicionismo pobre de destruidor de sorrisos? É simples, querem lucrar. Bem vindos a mais um mal do capitalismo.

As mulheres sempre foram reprimidas, sem terem o direito de dar sua opinião. Consegue imaginar uma típica mulher do século XIX? Sendo submissa a um homem, tendo que ficar em casa, sem poder sair sozinha, apenas tendo que se dedicar a família e ao marido? Estas encontram uma fuga para chamarem atenção. A beleza. Aprenderam a se comunicar através de seus trajes, que por onde passassem olhos atentos e admirados as seguiam. Nesta época se deu o ínicio do tratamento do corpo feminino como objeto. A moda da época modelava a estrutura corporal das mulheres, fazendo surgir uma tendência obrigatória. Usavam roupas apertadas para encolher a barriga, e consequentemente estufando o peito dando-os mais volumes, para chamarem atenção com seus decotes. E isso foi passado de geração para geração. E hoje não está muito diferente, está pior. Antigamente era restrito a classe burguessa, agora temos a mídia para propagar o que é belo e feio.

Nas favelas, nos lares, em quase todos os lugares, virou epidemia. Desde cedo vemos crianças preocupadas com estética, pequenas meninas de do máximo 5 anos, com unhas pintadas, fazendo chapinha, usando blush, e o pior vestindo minissaia e top. Hoje é cada vez mais comum fazer aniversário em salão de beleza, conhecido como: “ o dia da princesa”, esse mundo me assusta. Cadê a infância? Quando iria se imaginar que uma criança voltaria de um aniversário totalmente arrumada?

Quantas mulheres estão fazendo economia neste exato momento, tirando o que não tem para realizar um sonho: colocar silicone. Será que é um sonho, ou uma obrigação social? Quantas estão enfurnadas em academia querendo emagrecer, se baseando em modelos? Quantas estão gastando milhões em tratamento estético? Quantas não morrem por transtornos alimentares como, anorexia, bulimia, obesidade?

Tudo que a indústria quer é o consumo. Se aparecer uma ruga, é só comprar uma consulta com o cirurgião. Se os lábios forem finos? Compre cirurgia para aumentá-los. Se os seios forem “pequenos”? Compre mls de silicone. Se estiver “gordinha”? Compra um vale lipoaspiração. Não gosta de ter cabelo escuro? Compre tinta. Quer rejuvenescer? Acabar com a celulite? Compre o creme total rejuveneitor max 2050 future.

As novelas da rede globo, a publicidade em geral, as matérias jornalisticas, revistas de dieta de bem estar, são um manifesto de suicídio para as mulheres. A máfia funciona em conjunto, a mídia apresenta o problema e o comércio a solução.

Além disso, existe um outro culpado na história por isso tudo, os homens. Exigem a perfeição do corpo feminino, valorizam o exterior, a mulher do vizinho, e acabam desprezando a mulher mais linda do mundo que está ao seu lado.



Por: Lucas Molinari

Um comentário:

  1. é isso mesmo
    nós mulheres que o diga
    nos privamos de tanta coisa para fomentar essa idéia captalsita...
    bom..eu pelo menos tnho buscado me aceitar do jeito que sou, não qro fazer intervenção cirurgica para ficar igual as outras. Por outro lado, de forma saudável, gosto da vaidade.

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