terça-feira, 20 de julho de 2010

Você é contra o MST?

A história de nosso país começou por um processo de colonização, escravidão, e ocupação de grandes latifundiários. Uma nação com extrema riqueza natural, que foi concentrada nas mãos de poucos. A terra produtiva, por sua grande maioria, é voltada para o lucro centralizado e dominação agrícola. Quando poderia estar sendo utilizada para a criação de empregos, de cooperativas, no avanço da agricultura familiar, e no fim da fome no Brasil. E é isto que o MST defende.

Hoje é evidente a luta de classes existente, o campesinato lutando com todos as forças por um espaço, já dominado pela burguesia. Muitos reclamam que o movimento é extremo violento, mas não veem a violência cometida pelas ações da classe dominante. É justo um pequeno agricultor, com sua família, ter que migrar para os grandes centros urbanos, por não conseguir sobreviver na sua própria terra ? A consequência disto é a pior possível. Isto gera uma instabilidade social, esta família vai morar nas favelas, não irá conseguir emprego, e no desespero, o homem é capaz de fazer de tudo para dar alimento ao seu filho e a si.

O capital fez questão de transformar tudo em mercadoria. A agricultura foi monopolizada, comandadas por grandes empresas, que não se preocupam se estão degradando o meio ambiente, com desmatamentos, com a utilização de transgênicos que destroem a fauna e a flora, que este quando chega em nossa mesa, pode causar sérios danos a saúde. A produção de alimentos é voltado para o comércio, exportação, quando deveríamos ter uma diversidade de plantações. Quantas vezes você come soja na semana? E milho? Por que produzimos tanto o que não comemos?

Precisamos mudar essa visão errônea que temos do MST. Você é a favor de geração de emprego e renda para agricultores? Você é contra esste êxodo urbano? Você gosta de comer alimentos cancerígenos? É contra a devastação do meio ambiente? Esta luta é do MST.
Por: Lucas Molinari

Nenhum comentário:

Postar um comentário